Coletivo de Artistas (Dançarinas/Performers) graduadas em em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Aqui-agora fica o vazio, e permanecerá cheio... de trocas... das nossas referências, investigações, trabalhos artísticos, etc. Bem vindos!

sábado, 15 de junho de 2013

...



"Narciza-me" surgiu primariamente como um desdobramento da pesquisa do Coletivo Mouna acerca da alteridade, e posteriormente numa crítica à impessoalidade nos relacionamentos cotidianos na cidade de Salvador, às relações entre soteropolitanos em redes sociais através de uma “auto-midia”, à poluição de estímulos visuais em nossa cidade, e ainda à profunda identificação da nossa sociedade com a imagem do corpo. Além disso, a estética das máscaras espelhadas remete àquelas utilizadas nos vidros dos carros e em estabelecimentos comerciais ou prédios empresariais, incitando, para além da temática da estética contemporânea, uma reflexão sobre a sensação de insegurança da nossa cidade e a necessidade em se proteger do olhar do outro. Por fim, relacionamos toda essa problemática com o mito de Narciso e suas possíveis interpretações, frente a uma ação simplória, olhar seu próprio reflexo numa superfície espelhada.
O nome da intervenção traz intencionalmente em si uma carga mitológica bem conhecida, referente à história de Narciso, que para os gregos, simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que era emocionalmente entorpecido pela reação daqueles que se apaixonaram pela sua beleza e pelo seu próprio entorpecimento ao contemplar pela primeira vez a própria face (o que o levou a morte). Além do conhecido como a moral da história de Narciso, o mito pode ser interpretado, como sendo uma representação do drama da individualidade, da ilusão da separatividade entre o “eu” e o outro, entre o “eu” e o mundo e entre o “eu” e a sua própria essência.
A intervenção urbana em questão se destaca pelo seu caráter estético e provocador, no qual, a simples circulação dos performers em contextos cotidianos já é capaz de desestabilizar o ambiente. Em seus acontecimentos prévios provocou múltiplas sensações. Conquistou apreciação, questionamento e incômodo por parte do público transeunte. Foram suscitados pelos mesmos, timidez ao se deparar de frente com os performers, curiosidade a respeito da temática, interesse pelo que havia por detrás da máscara e olhares furtivos e arredios, com eventuais desvios do caminho para se livrar de tal “embate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário